Escócia, Lugar do coração

Atendendo a pedidos de meu amigo Bob Trinas, fiz um resumo de algumas das delícias de um de meus lugares preferidos: a Escócia.
Povo caloroso, paisagem exótica e grandiloquente... História, humor... E um dos primeiros passeios com Lucrécio.
Poucas pessoas incluem este pequeno país no roteiro e menos ainda saem de Edinburgh (fala-se Edinbra, veja bem!).
Bom, espero que meus leitores estejam mais e mais seduzidos pelo lado B da vida, portanto segue dicas para uma viagem "off the beaten path":
Hospedagem: o melhor esquema é sempre Bed & Breakfast. Ficar em hotel é mais caro e se perde a experiência de conviver com escoceses, um povo engraçado, bem-humorado e de fala semi-inintelígivel!
Vindo de Londres, uma dica é pegar o trem noturno para Edinburgh, assim economiza-se uma noite de hospedagem e ganha-se tempo.
Atrações:
Edinburgh: as duas principais atrações são o Edinburgh Castle e Palace of Holyroodhouse. A rua que une os dois é bem interessante, com várias lojinhas. Alguns produtos nativos bacanas: uísque, roupas com motivo "tartan" (o xadrezinho escocês) e o cashmere. Tudo caríssimo, é bem verdade.
Um programa bacana é pegar um city walk. Inclusive tem uns bem divertidos, os "Ghost Tours".
Entre 13/8 e 5/9 rola o festival de Edinburgh, um evento cultural maravilhoso.
Eu fiz boa parte da Escócia em cinco dias e aí dá para ir para outras atrações fantásticas.
 Perto de Edinburgh, fica Stirling, cidade importante para a história de William Wallace, o Brave Heart do filme do Mel Gibson.  Lá tem um castelo bacana (Stirling Castle) e Wallace Monument.
Outros locais mais imperdíveis são:
-Loch Ness (dispensa apresentações). A base é a cidade de Inverness (onde estou na foto abaixo),  portão para as Highlands.
- Highlands, em especial Isle of Skye.
Eu recomendo eloquentemente o aluguel de carro, menos para Edinburgh. As paisagens são MARAVILHOSAS e nenhuma foto captura.
Em termos de comida, abusar do salmão. Eu também aproveitava o café da manhã reforçado ao estilo inglês e o "Pub Grub", a comida de pub, como o nome diz. É tudo muito calórico, mas o melhor custo x benefício, já que comida boa mesmo fica mais para França, Espanha e Itália...
Finalmente, tem uns biscoitinhos amanteigados geniais chamados "shortbread". É uma boa lembrancinha para os amigos. Traga para mim, OK?


Marcadores: , ,