Sobre a escassez e a abundância

http://juliklock.blogspot.com/2009/12/seja-como-esta-flor.html
Eu tenho uma firme crença na abundância. Não dou muita trela para mau-olhado, concorrência, azar ou inveja. Veja bem, eles podem até existir. Mas eu escolho não dar importância.
Tenho muito mais medo do efeito negativo de viver em função da escassez.
Prudência é importante, por isso eu gosto de considerar três cenários: o pessimista, o moderado e arrojado. Mas sempre dedico mais energia ao arrojado.
Claro, não estou falando de ser irresponsável, otimista crônica ou ingênua. Mas pensar que há mais por aí é sempre um bom passo para se encontrar este mais.
Outro dia conversava com Clarissa, minha querida empreendedora do Papel Memória. Eu explicava porque não concordo com aqueles que focam esforço demasiado na proteção de marcas, patentes e segredos. Para mim funciona assim:


1) O que é único em cada um, é inimitável. Há diversos blogs e até uma revista sobre o Viver Mais Simples. Só que o meu jeito e a minha leitura são únicos e me dedico com paixão a realizar este propósito. Não há como serem mais Leticia Carneiro do que eu mesma! Sobre este tema, sugiro a leitura do livro: "A Estratégia do Oceano Azul", uma de minhas atuais leituras.
2) Paradoxalmente, é praticamente impossível proteger um conceito hoje em dia. Com xerox colorida, internet, youtube, scanner... Basta por na rua e todo mundo pode fazer igual (?). Vejam o caso do Peixe Urbano, do Yoggi, etc etc.


3) Cocriar é mais produtivo do que criar escondido. Todas ás (muitas) vezes que tive uma ideia e abri para todo mundo, a ideia ficou dez vezes maior, no mínimo. Cada um traz algo novo, uma nova referência. Ou diz que algo está meio estranho, fora do lugar. Claro que é preciso pesar as opiniões alheias, mas elas são uma consultoria preciosa para um novo negócio ou plano. Além disso, depois que você pos no ar... Vide tópico acima.

4) Ao contar uma ideia para outros, escutamos a nós mesmos e refletimos melhor sobre as possibilidades (e impossibilidades). Corrigimos a rota com mais precisão. Decantamos os resíduos inúteis. Sorvemos o melhor pensamento criado.

http://coturnonoturno.blogspot.com/2008/08/mais-uma-do-maluco-do-megafone.html


Por isso eu recomendo: conte para todo mundo sobre o seu projeto, o seu sonho. Além do bom e velho bate-papo, Espaços de Coworking são um excelente canal para esta troca. Abaixo, uma lista de opções para você contar para todo o mundo o que anda na sua cabeça!

Este post e outros sobre o mesmo tema podem ser encontrados no blog do Bees Office, onde sou colunista ás terças e quintas!

Marcadores: , ,