O Mar e o Rio

http://inlovewithrio.blogspot.com/2010/08/biscoito-globo-e-mate-leao.html
No último domingo, vivi um destes momentos cariocas cheio dos prazeres da nova vida. Passei uma manhã (e parte da tarde) no Baixo Bebê, revivendo um dos mais tradicionais costumes do Rio de Janeiro, a ida à Praia.
Apesar de contar mais com quase vinte anos de vida carioca, confesso que andava fora de forma com a praxe beira-mar. Por isso me senti como criança, descobrindo as sutilezas deste sacerdócio.
Primeiro, a vida em sociedade: barracas buscando a sombra sinérgica, piscina cheia de água doce.  Brinquedos compartilhados e itens pessoais organizados. Um acampamento para lá de civilizado, com toda a eficiência que se não se espera do Rio. Aliás, a praia e o Carnaval são dois momentos onde o know-how carioca é imbatível: a farta oferta de picolé, mate, biscoito Globo e demais quitutes. A gestão das "Barracas" provedoras de bebidas e acessórios, onde o atendimento personalizado e atencioso são uma obsessão.
Segui a orientação de meus velhos e novos amigos mais experientes sobre as dicas de como extrair o melhor da experiência: chegar antes das 10h; camisetas e constantes refis de protetor solar; revezamento na vigília do mar.  Lamentei minha dificuldade em ficar só e calada, mas consegui respeitar o sagrado silêncio da leitura de jornal alheia. E fui com Olivia para o "fundo", aproveitando a generosidade de Netuno, o calor do sol e o refresco da água.
Depois, almoço no Jobí, com seu sensacional polvo á vinagrete.
Um dia perfeito! Novos aprendizados, novas sensações e muita gratidão. Redescobrir o Rio tem sido uma maravilhosa aventura...

Marcadores: , , ,