Nadando a favor da corrente

Se você não é salmão, confesse. Não está cansado de nadar contra a corrente?

http://cgi.codigofonte.net/galeria-de-imagens/cliparts/57
Eu estou. Meu sonho é uma vida tal e qual piscina de hidroginástica: primeiro, todos caminhando na mesma direção, até a água estar com um ritmo bacana. Então, o momento glorioso, onde todo mundo se deixa levar.
Mas como, se a vida é labuta, pedreira, construção? E se ainda por cima, escolhi ser autônoma, autócne e ex-autômata?
Escutar o corpo
Um dos mais importantes aprendizados recentes é “O corpo fala”. Mesmo. Outro dia um grande amigo me disse: “quando estou doente, fico feliz. Sei que é um pedido para descansar e atendo. Saio da doença melhor do que entrei”.
Achei incrível e muito sábio. E bem difícil de fazer. Mas vale tentar.
Semana cheia de sono? Então vamos tentar dormir mais. Vontade de fazer tudo devagar? Façamos tudo mais devagar. Ah, mas é impossível? Busque ancoragem.
No meu caso: tempo de voltar na minha terapeuta corporal mágica. E recomeçar a drenagem linfática relaxante. Não faltar ao Pilates, mesmo que tentadíssima pelo sono... Afinal, respeitar o corpo sim, mas usá-lo como desculpa... Não vale.

Começar pelo mais fácil
A balança voltou a me contrariar... Instalei um pedômetro no celular e agora estou perseguindo dez mil passos por dia. Ainda falta, mas estamos a caminho. E andar é natural, simples e fácil de fazer. A favor da correnteza.
O trabalho está dando uma preguiça. Então marco reuniões (adoro estar com outras pessoas) e foco em apenas dois projetos. Amplio os prazos ou a pressão sobre a entrega. Tudo para ficar mais fácil para mim.
Começar pequenos hábitos. Começar. É possível. Só depende de você

Andar a favor da correnteza não significa ser empurrado por ela.
Todos temos escolha. Recuse-se a cair na tentação do “ah, meu chefe”; “meu filho”; “meu marido”; “Deus”. Sempre há escolha e opções. Nem sempre fáceis, mas ser arrastado pela corrente é afogamento certo. Para acordar os desavisados, escolhi um texto do sempre contundente Insistimento. Em resumo: seja o dono da sua história...
Algumas escolhas não são simples, mas não escolher é ainda mais complicado. E delegar o poder é um perigo. Perigo de se frustrar e repetir erros para sempre.

Entre dois caminhos, escolha o mais simples.
O ótimo é inimigo do bom!
Adoraria ter um banheiro de criança em casa, daqueles com vasinho pequeno. E quase tive um, até perceber que ia aumentar o tempo, custo e aporrinhação da obra. Além do trabalho de mudar tudo daqui a alguns anos.
E ao invés de mudar vaso e pia, mudaremos apenas o vaso, para melhorar o funcionamento. Ideal? Não. Bom o suficiente.

A perfeição é nadar contra a corrente. Demanda melhoria contínua, provavelmente impossível a um certo ponto. A perfeição é um contínuo de frustrações e decepções consigo mesmo.

Se você já fez uma boa correnteza na sua piscina, hora de tirar os pés do chão e relaxar. E senão, chame ajuda. A água vai mover mais rápido se tiver um montão de gente girando contigo.