Receita de Suflê

Para os amigos do blog pensando que eu  mudei  o assunto do blog... Fiquem tranquilos, como vocês verão.
E para os incautos que buscavam uma receita e chegaram no Viver Mais Simples, não se preocupem: no final, tem uma ótima.

receitasdahenei.blogspot.com


Os que me conhecem há mais tempo sabem do meu pendor culinário. Durante meus anos de Johnson & Johnson, todos os anos eu cozinhava para todos meus fornecedores de projetos de pesquisa. Eu disse todos.
O critério era ter feito um projeto comigo no ano anterior (e alguns poucos hors concours).
Ao final de sete anos, já havia batido o recorde de mais de quarenta pessoas. A esta altura o convescote acontecia no salão de festas, já tinha um time de três empregadas ajudando. Fazíamos um sorteio de brindes e eu sempre começava a brincadeira com meu discurso: "o ano todo vocês foram meus parceiros, me "serviram". Hoje é o dia onde eu tento retribuir, servindo vocês".
O evento era um sucesso, concorrídissimo. Eu saía sempre feliz de ver os amigos e homenagear tanta ajuda que haviam me dado.
Nesta época, eu vivia uma rotina alucinada de executiva e este evento era um oásis, um momento de respiro da loucura da minha vida.
Curiosamente, depois de voltar ao Rio, desacelerei completamente na pilotagem do fogão.  Por um lado, tenho pela primeira vez uma cozinheira, a famosa Dedéia. Por outro lado, era tanta mudança, tanta transformação, que sentia uma preguiça mesmo.
Aos poucos, retomo meu antigo hobby.  Primeiro um risotinho aqui. Outro dia, quiches com o Léo. Cozinhar biscoitos de bichinhos com as crianças. Até chegar nesta semana.
Passei quatro dias em São Paulo, numa maratona gastronômica de reencontros.  Foi muito emocionante rever grandes amigos e receber de todos uma contribuição para esta minha jornada. O desafio atual é por em prática meus projetos profissionais e fui muuito ajudada neste sentido. Mas recebi mais ainda.
Em conversas com diversos amigos, fui percebendo que cheguei a um novo patamar. Mais serena (embora, volta e meia,  ainda tentada a "corrigir" as pessoas).  Mais espiritualizada, mas emotiva do mesmo jeito. Um novo lugar para o bom e velho coração amador.
Sincronisticamente, esta semana cozinhei para três amigas da nova fase e foi uma experiência maravilhosa. Obrigada Janine, Gaby e Patty!
E amanhã, os convidados são velhíssimos amigos e parceiros de fé nesta caminhada. Em comum, a cozinheira, o prato principal (risoto) e a sobremesa... Suflê de chocolate.
Deixo com vocês minha gratidão, por receber tanto amor e generosidade de vocês, meus amigos.
E como humilde oferenda, minha receita de suflê de chocolate, garimpada há séculos em uma revista qualquer...

Suflê de Chocolate:
Ingredientes:
Preparo:
Derreta o chocolate cortado em pedaços com a manteiga, em banho-maria. Retire do fogo e acrescente o açúcar, misturando bem até esfriar.  Misture rapidamente os ovos. Incorpore, por último, a farinha, sem bater demais (apenas misturando totalmente). Coloque em um refratário untado com manteiga e farinha de trigo e leve para assar por 10 minutos em fogo algo preaquecido.