E esse tal de equilíbrio... Existe mesmo? por André Dametto

Há mais de dez anos trabalho com desenvolvimento humano, e nas andanças mundo afora como consultor, coach e professor uma pergunta que sempre me fazem é: ok, quero melhorar meu equilíbrio, mas como começar? Primeiro quero deixar algo bem claro: equilíbrio perfeito não existe, a Vida é um constante desequilibrar-se e equilibrar-se. Neste sentido, entendo que a busca de um desequilíbrio mais equilibrado seja uma boa hipótese de desenvolvimento.
Projeto You Balanced, André Dametto

Buscar o equilíbrio é conviver com os desequilíbrios que caracterizam a Vida, mas para não ser vítima dos mesmos, aprendi que é muito importante encontrar o seu propósito, o que o torna especial neste mundo. Alguns chamam isso de definir um foco, um vetor que direcione sua vida ou negócio. Equilibrar-se não é se tornar um pato que anda, corre, nada e voa. O pato até parece equilibrado, mas, sendo mediano, se torna medíocre, sem fazer nada com excelência. O equilíbrio começa em encontrar seu talento, investir no mesmo, e lapidar as fraquezas que estejam anulando as suas qualidades.

Empresas e pessoas que se destacaram fizeram bem mais que a média, definiram um posicionamento claro e, a partir do mesmo, priorizaram seus resultados. Resultados estes que são alcançados através de competências, o conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades para realizar uma tarefa. E aí reside a principal causa do desequilíbrio: a falta de alinhamento entre os seus desafios e competências.

Tão importante quanto alcançar o equilíbrio no seu sistema, seja pessoal ou empresarial, é harmonizar-se com o ambiente em que você está inserido. Sendo assim, analise qual é o vetor deste ambiente onde você está inserido, ou seja, seus objetivos, valores, metas e processos. Depois, perceba o quanto você está alinhado com este ambiente, e se o mesmo estimula o uso, desenvolvimento e recompensa dos seus talentos. Se você se sentir desperdiçado, das duas uma: ou você não conhece o seu talento, ou este ambiente não é para você.

Ok, este papo está muito racional, cabeça, e de repente não engaja você para a mudança. Que tal começar então com pequenas mudanças? Rituais simples, diários, de autoconhecimento. Um passo de cada vez, é assim que toda viagem começa. Quero convidá-lo a ver rituais simples e diários que cada um de nós pode empreender em busca de nosso equilíbrio. Conheça o projeto YouBalanced (www.flickr.com/youbalanced), onde divulgo através de imagens e mensagens de coaching a importância do equilíbrio.

E aí, vai continuar reclamando ou prefere fazer algo concreto por seu equilíbrio? Isso só depende de você.

Se quiser falar com o André ou saber mais  sobre seu trabalho:
contato@andredametto.com.br
Site: WWW.andredametto.com.br

Blog: WWW.saberlivre.com
Twitter: WWW.twitter.com/youbalanced
E-coaching: www.formspring.me/thatquestion



Marcadores: , , ,