Minha foto
Organizadora de Ideias. Coach. Empreendedora. Escritora. Ex-executiva de multinacionais, por onde navegou 15 anos. Há quatro, cultiva o Viver Mais Simples.

15.8.11

O que é o Viver Mais Simples

Depois de tanta estrada, percebo que não há nenhum texto aqui contando um pouco do que afinal é o Viver Mais Simples.
Claro, tudo fala sobre esta minha "filosofia", mas não há um lugar onde os desavisados possam ter uma visão mais clara do que significa viver mais simples para mim .
Crédito: Lucrécio Brasil

Viver Mais Simples é a forma de caminho próprio que escolhi, na busca de leveza, presença e fruir minha existência de forma inteira.

Tem a ver com quatro ideias essenciais...

Menos é mais
Para alguns, é minimalismo, "uncluttering".
Para mim é comprar menos, juntar menos coisas, viver com menos luxo.
Alguns exemplos desde que comecei esta jornada:
- Deixar a carreira de executiva de multinacional para ser escritora e organizadora de ideias.
- Trocar um apartamento de 170m2 por um de 120m2 (e este é só o começo...).
- Doar cerca de um terço de tudo que eu tinha.
- Escolher a vida pedestre.

"Menos é mais" também diz respeito a regular atividades, tarefas e metas. Luto muito, já que sou um poço de ideias, mas a Matriz das Vontades Frouxas e experimentos com produtividade me ajudam.

Por que não?
Viver Mais Simples também diz respeito a se apegar a menos certezas.  Experimentar o novo. Acolher o inesperado. Aprender com os erros e os dias nublados.
Como conceito, funciona assim: aceito todos os convites que posso, desde que não signifiquem um gasto excessivo ou colidam com meus princípios éticos, meu equílibrio,etc.
Na prática, alguns exemplos:
- Fazer o Workshop do Sonhos de Adriana Ferreira
- Ver Leonardo Boff falar
- Ver Cora Coralina no CCBB
- Conhecer danças brasileiras com Juliana Manhães
Além de inúmeros cafés e almoços com amigos de amigos. Exposições aleatórias.  E outras ações com base no impulso e no chamado do coração...

Ancoragem
Um aprendizado importante para praticar o Viver Mais Simples foi da necessidade de integrar corpo e espírito.
Comecei retirando-me da rotina durante sete dias num spa . A partir da reflexão deste "mini-exílio" comecei minha própria revolução.
Incorporei várias atividades que me "ancoraram" durante os tempos mais difíceis. De tempos em tempos, mudo as atividades para não gastar muito ou não me sobrecarregar.
Já fiz drenagem linfática, Pilates, Dança Brasileira... Roda de Mães, terapia de casal, massagens com minha massoterapeuta e "body talker" Eliane.
Escrever é sem dúvida a maior ancoragem de todas. Os encontros com amigos também. Mais recentemente experimentei florais e passeios no Jardim Botânico.
O importante é fortalecer o que é preciso para se sustentar. O caminho provou-se cheio de obstáculos, por isso estou sempre atenta.

Memórias Felizes
Há dias de sol e dias nublados. Acredito que nossas memórias afetivas, aquele dia especial na infância, aquele encontro mágico com um amor, aquela tarde inesquecível com um amigo... Todos estes momentos aquecem nosso coração. E se o dia é triste, ou a ocasião difícil, é hora de resgatar nossas memórias felizes.
Por isso busco propiciar isto na maternidade. Por isso valorizo minhas raízes fundas...

Viver Mais Simples é um convite a lidar melhor com o tempo, o espaço, o trabalho e as pessoas.  Tem sido a caminhada que registro neste blog. Tem sido minha forma de ver o mundo e interagir com ele.

Escolhi meu próprio "Viver", assumindo a responsabilidade pelo meu caminho e buscando respeitar os outros.
E você, qual é o seu caminho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário