Os dois lados da moeda

Faz tempo que não falo de finanças aqui no blog.
E hoje deu vontade de contar um pouco de lições sobre economia aprendidas neste Viver Mais Simples...
ô
Não há verdades absolutas sobre como lidar com dinheiro, depende de como cada um se relaciona com ele. Por isso (e para exercitar pensar com a cabeça do outro), vamos fazer assim:

Usar sempre a função crédito do cartão.
Se você tem uma renda garantida e/ou um bom controle de suas despesas, pode se beneficiar da abordagem "Amor Sem Escalas" e aumentar substancialmente seus pontos de milhagem.  Ao longo do ano, todos os supermercados podem virar uma parte daquela viagem sonhada...
OU
Não usar nunca a função crédito do cartão
Se você tem uma renda incerta, memória fraca ou muito medo de se endividar pode ser mais prudente usar sempre a função débito (ou mesmo dinheiro vivo).  Assim fica tudo ali no curto prazo, sem chance de "esquecer" um compromisso.

Pagar tudo à vista
Eu odeio dever, líção passada de meu avô  para meu pai para mim... Prefiro juntar o dinheiro antes de uma compra grande.  Assim posso pedir descontos e controlo melhor meu fluxo de caixa.
OU
Usar o parcelamento a seu favor
Mas se você precisa comprar algo e não tem liquidez para pagar á vista, vá fundo no parcelamento.  Só tome cuidado para não pagar juros, isto não vale mesmo a pena.

Comer em casa sempre que possível
Há reportagens dizendo que a inflação nos restaurantes foi 10% em tempos recentes.  Também há  os outros 10%, aqueles da taxa de serviço. Sem contar aquele café ou couvert. Ou o manobrista, para os que não pedestres como eu. Também ajuda a não engordar, mas aí já é outro post...
OU
Comer fora de forma inteligente
Se você adora comer fora, como eu, pode começar a perceber que talvez seja possível encaixar este hábito numa rotina econômica.  Compensando no supermercado; escolhendo lugares com comida  deliciosa mas não muito cara. Aproveitando os pratos do dia, pulando a sobremesa e o café. Não tomando bebidas alcóolicas...
Eu sou cliente fiel do Cine Ipiranga Bistrô aqui perto de casa. Adoro o ambiente e a comida variada.  Favoreço os almoços executivos e nunca me arrependo. E recentemente descobri o delicioso Boteco Cabidinho", um restaurante pé-sujo bem despretensioso e com um prato de pernil incrível!! Valeu totalmente a pena...

Aproveitar ofertas em sites de compra coletiva
Viajar, comer fora, fazer tratamentos estéticos... Presentear, revelar fotografias...
Muitos prazeres da vida podem sair mais barato usando sites como Peixe Urbano ou Imperdível.
OU
Evitar ao máximo sites de compras coletivas
Eles podem ser um convite a compras desnecessárias. No começo, me empolguei tanto que comprei itens que me custariam mais para serem buscados do que o desconto valia!
A regra de ouro é: só compre o que for realmente útil para você, de preferência algo que você compraria de todas as maneiras.


Não sou de ferro, então deixo também algumas dicas unilaterais (fiquem á vontade para postar um OU bem grande!):

1) Comprar os produtos na forma mais "bruta" possível. 
Ex: laranja vs. suco de caixinha. Concentrado de guaraná vs. Guaravita.
2) Usar transporte público sempre que  possível. Ou caminhar.
3) Procurar programas gratuitos ou promocionados (ex. teatros municipais uma vez por mês)
4) Para cada roupa que  entra, doe duas. Mesmo para livros, cds e outros tipos de "stuff". E pense duas vezes antes de comprar.
5) Faça bom uso da internet: pesquise e compre sem intermediários
6) Faça festas de aniversário alternativas
7) Seja criativo a partir de perguntas: como me exercitar de forma mais barata? como me divertir sem gastar dinheiro? Como renovar meu guarda-roupa sem gastar muito? As respostas podem gerar muita economia.
8)Conheça soluções alternativas: hoje comprei uma camiseta na Citycol para uma peça da escola do Léo. Muuito mais barato do que a da Hering.
9) Saia do pedestal:  pergunte a amigos "duros" sobre seus programas e você conhecerá locais incriveis!!
10) Compre menos. Simples assim.


Para  mais pontos de vista sobre como usar dinheiro a favor de você, veja estas sugestões:

Blog da Mara Luquet: Mara já quebrou duas vezes, aprendeu a lição e hoje compartilha sua experiência.
Mais Dinheiro: dicas práticas sobre como viver uma vida memorável lidando melhor com o dinheiro.
Get Rich Slowly
Zen Habits
Unclutterer

Sobre dinheiro e viagens:
Fluente in 3 Months
The Art of Non Conformity




Marcadores: , , , ,